Centro Hospitalar do Algarve

Reuniões sindicais no Centro Hospitalar do Algarve

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) promoveu reuniões sindicais no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), a 17 de maio na Unidade de Faro e a 20 de maio na Unidade de Portimão. As reuniões contaram com a presença de dirigentes sindicais e de um dos juristas do SMZS.

Sendo o Algarve uma região geograficamente depauperada de profissionais de saúde, as condições de trabalho dos colegas são, em várias especialidades, no limite.

A saída de médicos desagradados com as condições no CHUA, a falta de investimento, a ausência de melhores grelhas salariais e a destruição das carreiras geram um clima de desmotivação global.

Foram dadas informações sobre o regime de trabalho, descanso compensatório e folgas e acerca do regime de prevenção. Foi discutido o pedido de escusa de responsabilidade nas situações em a falta de condições não garanta a segurança e a qualidade mínima dos cuidados prestadora. Foi ainda discutido o SIADAP, que não está a ser cumprido no CHUA nem na Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

O SMZS firmou o compromisso de apoio regular aos médicos do Algarve, nomeadamente para esclarecimento jurídico.

© 2018 Sindicato dos Médicos da Zona Sul