Hospital de Cascais

Reunião de esclarecimento sindical no Hospital de Cascais com 40 médicos

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) realizou, na passada sexta-feira, dia 7 de Dezembro, uma reunião de médicos que teve lugar no Hospital Dr. José de Almeida, em Cascais. Estiveram presentes o Dr. Jorge Mata, o Dr. João Proença e a Dra. Sara Proença.

A reunião contou com a presença de cerca de 40 médicos onde foram discutidos maioritariamente aspetos relacionados com o Acordo Empresa celebrado entre os Sindicatos Médicos e o Hospital, em vigor desde 2016.

Salientou-se a ilegalidade, que se mantém no Hospital, da realização de Contratos Individuais de Trabalho (CIT) de 24 horas em horário de urgência e as alterações necessárias para maior proteção da equipa médica e da segurança do doente.

Foram colocadas algumas dúvidas no que diz respeito à ausência de descanso compensatório nesta instituição (relativamente a dias de descanso, como trabalho realizado em sábados à noite, domingos e feriados) e a rotatividade de horário para que não haja prejuízo de horas após trabalho noturno. Foi ainda abordada legalidade da entidade empregadora exigir aos seus trabalhadores a marcação de férias em, preferencialmente, apenas 3 períodos.

Foi uma reunião frutífera, onde foram esclarecidas várias dúvidas dos trabalhadores médicos presentes.

© 2018 Sindicato dos Médicos da Zona Sul