Hospital Distrital de Santarém

SMZS preocupado com a situação do Hospital Distrital de Santarém

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) participou numa reunião com médicos do Hospital Distrital de Santarém (HDS), no dia 14 de fevereiro de 2023.

A enorme escassez de médicos em várias especialidades (Medicina Interna, Neurologia, Dermatologia, Gastrenterologia, Pedopsiquiatria, Ortopedia) coloca em causa a prestação de cuidados à população abrangida pelo hospital e até a existência dessas valências no futuro. Não são só as consultas e as cirurgias que ficam em atraso. Esta escassez de médicos põe em causa a realização de exames complementares de diagnóstico (da Radiologia e da Gastrenterologia, sobretudo), comprometendo a capacidade de diagnóstico e tratamento dos doentes internados.

O Serviço de Urgência vê-se forçado, nalguns dias, a não receber ambulâncias, desviando-as para outros hospitais, perante a escassez de profissionais.

A defesa da carreira médica, o aumento das grelhas salariais e a dedicação exclusiva (opcional e majorada), entre outras propostas da FNAM, são uma absoluta necessidade no presente, para que o Serviço Nacional de Saúde continue a existir no futuro.

© Sindicato dos Médicos da Zona Sul