Administração confirmou acesso indevido a dados clínicos de doentes do Hospital Barreiro Montijo

O SMZS - Sindicato dos Médicos da Zona Sul denunciou recentemente a perda da segurança dos dados clínicos dos doentes internados no CHBM - Centro Hospitalar Barreiro Montijo por estes estarem a ser acedidos por profissionais não médicos através da utilização de um “perfil” médico na plataforma de registo SClinico.

Entretanto o Conselho de Administração (CA) dessa instituição veio contrapor que cumpre as regras em vigor e que o acesso à plataforma com perfil médico por profissional não médico apenas “é possível se o médico, contrariando todas as regras e normas de segurança, fornecer os seus dados de acesso a terceiros”.

Esta versão dos acontecimentos vem confirmar não apenas que a situação denunciada existe de facto como também que o CA não cumpriu a sua obrigação de proteger os dados pessoais dos cidadãos doentes que recorrem ao CHBM e que deveriam manter - se confidenciais.

Mostra igualmente a inaceitável e vergonhosa atitude de atirar culpas para os profissionais médicos da instituição, transformados perante os seus doentes em agentes da violação do seu dever de segredo e pondo em causa a confiança na relação médico / doente.

A versão contada à comunicação social pela administração do Centro Hospitalar Barreio / Montijo não tem, no entanto, qualquer sustentabilidade factual.

 

O SMZS sabe que são vários os perfis utilizados, de pelo menos duas especialidades médicas, e que essa utilização decorreu ao longo de vários meses, mesmo após o aviso ao CA que a situação estava a ocorrer. Durante este período, teria sido fácil identificar como teriam sido criados os dados de acesso de um perfil médico para um profissional não médico e terminar a utilização do perfil, se tivesse havido vontade de o fazer.

A opção, ao contrário, foi a da auto desculpabilização, não hesitando para tal em pôr em causa a confiança nos médicos da Instituição. O que apenas vem demonstrar a total incapacidade e irresponsabilidade do actual CA do CHBM.

O SMZS repudia por isso a tomada de posição do CA do CHBM e reafirma a sua intenção de promover o apuramento de todas as responsabilidades por esta situação intolerável.

© Sindicato dos Médicos da Zona Sul