Fotografia do Hospital de Santarém

SMZS acompanha a situação da Saúde no distrito de Santarém

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) reuniu, no dia 21 de setembro, com médicos do distrito de Santarém para debater a situação nos serviços de saúde e conhecer melhor os problemas que têm afetado as condições de trabalho dos médicos.

A reunião foi aberta a todos os médicos, fossem ou não sindicalizados. Participaram médicos de várias especialidades, nomeadamente do Hospital Distrital de Santarém (HDS) e Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), bem como vários dirigentes sindicais e um dos advogados do serviço jurídico do SMZS.

O HDS e o CHMT veem-se confrontados com uma grande carência de recursos humanos, levando a que os serviços de urgência sejam suportados por médicos de empresas prestadoras de serviços, em vez de médicos do quadro dos respetivos hospitais. Esta situação, para além de mais dispendiosa, não garante o melhor acompanhamento dos utentes, pois os médicos contratados através destas empresas não fazem o trabalho completo que um médico do quadro faz, nomeadamente em consulta, serviço de internamento, cirurgia.

A ausência de recursos conduz ainda ao não correto funcionamento de algumas especialidades, nomeadamente Ortopedia, Anestesiologia e Psiquiatria.

O SMZS participou também no 9.º Encontro das Comissões de Utentes do distrito de Santarém, que decorreu no dia 16 de outubro. No encontro, o SMZS constatou a difícil situação vivida pelos utentes do distrito e deu nota da situação vivida pelos médicos, afirmando que a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde é o caminho para a melhoria das condições para os utentes e também do próprio Serviço Nacional de Saúde.

© Sindicato dos Médicos da Zona Sul